Mulheres no Vaticano já têm uma Associação

09/12/2016 16:34
Mulheres no Vaticano já têm uma Associação
 
Rádio Vaticana
Foi lançada há poucos dias no Vaticano a primeira Associação de Mulheres que trabalham no Vaticano, na Santa Sé em Instituições a ela ligadas. Dela podem fazer parte mulheres leigas e religiosa, em serviço ou na reforma. “D.VA” (Donne in Vaticano) Mulheres no Vaticano, é o acrónimo da Associação, cujo estatuto foi aprovado pelas autoridades competentes e o Acto Constitutivo foi assinado a 1 de setembro deste ano no “Governatorato”, onde D.VA foi registada como ente civil do Vaticano. Um acontecimento inédito no pequeno Estado pontifício.  As doze fundadoras consideram que as mulheres são um recurso precioso a ser valorizado nos lugares de trabalho e em todos os ambientes de vida e actividades no Vaticano – lê-se no comunidade difundido por D.VA, através da Sala de Imprensa da Santa Sé. Em entrevista realizada por Adriana Masotti, da secção italiana da Rádio Vaticano, Romilda Ferrauto, vice-presidente de D.VA explica como nasceu a Associação:  
 
“É preciso dizer que esta iniciativa nasceu espontaneamente por obra de um grupo de mulheres que costumavam encontrar-se entre si e sentiram a necessidade de criar uma rede de amizade e de solidariedade. Provavelmente sentiram esta necessidade porque sentiram que eram uma minoria e que era necessário reagrupar-se, estar juntas.  Mas em nenhum momento, houve nem há da nossa parte intenções ideológicas ou reivindicativas, porém à medida que nos íamos reunindo, nos demos conta de que era necessário dar uma estrutura e um reconhecimento oficial ao grupo. Porquê? Porque teria assegurado, antes de mais as autoridades, obviamente, mas também as mulheres que podiam hesitar em aderir a uma associação completamente nova no Vaticano, e ainda para não fazer crer a algumas pessoas que atrás disso havia alguma vontade de fazer reivindicações. E o nosso nunca foi um espaço de reivindicação. A Associação nasceu, portanto, espontaneamente, estruturou-se e agora espera reunir o maior número de sócias possível num projecto todo no advir.”
 
- Qual é a presença feminina no Vaticano actualmente?
 
“Segundo alguns estudos feitos por uma das co-fundadoras da Associação, a presença é de cerca de 750 mulheres, o que corresponde a um pouco menos de 20% de todo o pessoal regularmente empregado. É uma presença que, embora, minoritária, se está a tornar cada vez mais significativa. Isto, porém, é um fenómeno novo, porque até ao Concilio Vaticano II, as mulheres eram realmente poucas, mas o número foi aumentando ao longo dos anos.”
 
- É uma Associação aberta a tantas ideias iniciativas, a tantas ideias… pode dar alguns exemplos?
 
“O aspecto principal é a amizade, a solidariedade. Solidariedade para acolher as dificuldades, os sofrimentos, os problemas. Queremos ser solidárias entre nós, mas também com outras mulheres, mulheres que sofrem, mulheres que estão em dificuldades. Solidárias também com mulheres que têm coisas a dizer, mas às quais não se dá voz. Depois há o crescer juntas, e se cresce com projectos culturais, profissionais…”
 
- Na base do nascimento de D.VA o que há do Papa Francisco que muitas vezes fala do papel das mulheres na sociedade e na Igreja, papel que está ainda por ser melhor valorizado e compreendido?
 
“Há que dizer, antes de mais, que esta ideia é precedente ao Papa Francisco, nasceu ainda sob o pontificado de Bento XVI. E desenvolveu-se depois sob o pontificado do Papa Francisco. Diria que tem muito dos últimos Papas, sobretudo de Paulo XVI e depois do Papa João Paulo II, recordando o “génio feminino”; depois o Papa Bento XVI e agora o Papa Francisco que multiplica as declarações favoráveis a uma maior participação da mulher na vida da Igreja. Eu acho que este pontificado tem aberto muitos espaços novos não só às mulheres mas também a diversas outras categorias de pessoas. Acho que há um clima favorável ao nascimento de uma Associação deste tipo. Além disso, há uma coisa muito importante: nós sentimos que devemos responder a uma chamada do Papa Francisco e dos seus predecessores, a fim de que a mulher assuma maiores responsabilidades na Igreja.
 
- Quais foram até agora as reacções das mulheres no Vaticano?
 
“As reacções são muito diversificadas… Houve reacções de medo - não podemos negá-lo - houve numerosas reacções de cepticismo, - “para que serve esta associação?” – mas também de muita expectativa… Eu penso que tratando-se duma associação ainda em construção, muitas mulheres estão a esperar para ver como será… Nós, pelo contrário, convidámo-las a vir, a participar, porque esta Associação construi-la-emos juntas”.
 
- Sei que houve adesões e entusiasmos…
 
“Sim, muitíssimas, ficamos muito tocadas pela nossa primeira assembleia oficial! As pessoas que participaram mostraram grande interesse, as perguntas eram muito dinâmicas, precisas. Isto quer dizer que esta Associação responde a uma necessidade e que é oportuna: houve um grande entusiasmo e à medida que ilustrávamos as coisas que tencionamos fazer as pessoas aderiam. Hoje já somos cerca de 60 e estamos só no início”.
 
 

Notícias

14/11/2018 23:31
Desconstruindo Mitos sobre Calvino Por Franklin Ferreira Infelizmente, as imagens populares que se...
14/11/2018 22:53
Hasselmann propõe fim das férias no meio do ano para Judiciário e Congresso A deputada federal...
14/11/2018 21:27
Quem hoje conhece a moderna e progressista Dourados custa a acreditar que no final da década de...
14/11/2018 20:10
Quem tem problemas com a Justiça não entrará no governo, diz Bolsonaro Por Agência Brasil...
14/11/2018 19:03
Bolsonaro nomeia Ernesto Araújo como chanceler Por DW - Deutsche Welle é a emissora...
14/11/2018 18:31
Bolsonaro diz que vai oferecer asilo para médicos cubanos Apesar disso, o ex-militar voltou a...
14/11/2018 18:16
Embaixador Ernesto Araújo é escolhido para Relações Exteriores Presidente eleito Jair Bolsonaro...
14/11/2018 14:07
Em entrevista exclusiva à RecordTV, presidente eleito comentou suspeita de que Onyx Lorenzoni teria...
14/11/2018 13:55
Governadores se reúnem em Brasília para discutir pacto federativo Representantes de 19 estados e do...
14/11/2018 13:46
Audiência: a grande verdade é que Deus é Pai e Nele podemos confiar Na Audiência Geral de...
14/11/2018 13:39
Governo Bolsonaro vai criar Ministério da Cidadania Por Redação - DestakJornal - Foto: Agência...
13/11/2018 21:16
História da Igreja CALVINISMO E CAPITALISMO: QUAL É MESMO A SUA RELAÇÃO? Por Alderi Souza de...
13/11/2018 20:11
OBEDECER - Padre Rubens Chaves Obedecer, eis um dos conselhos evangélicos mais difíceis de ser...
13/11/2018 20:07
Entenda o processo de transferências de padres e diáconos em uma Diocese Por Vera Alice Brandão...
13/11/2018 19:23
1ª fase Fundada em 26 de Dezembro de 1928 com sede à Rua 7 de Setembro, 421, Centro. 2ª fase Em...
13/11/2018 19:17
Será que Estamos Proclamando um Inferno que Não Merecemos e um Cristo que Merecemos? Recentemente,...
13/11/2018 15:40
Bolsonaro anuncia general do Exército Ministro da Defesa O sétimo ministro confirmado por Bolsonaro...
13/11/2018 15:31
Onze maneiras que os cristãos podem amar um ao outro Eu lidero a turma do nosso novo membro na...
13/11/2018 15:28
Igreja necessita de profetas da esperança, diz Papa a religiosos espanhóis “A vida de oração, o...
13/11/2018 15:23
Equipe de Bolsonaro já conta com sete ministros confirmados Foto: Wilton Júnior - Estadão...

Contato

Jornalista Josenildo Melo Teresina - Piauí - Brazil WhatsApp : 86 99513 2539 josenildomelo@yahoo.com